quarta-feira, 21 de julho de 2010

Estimule seu filho a aprender...


Seu filho precisa de contato fisico, carinho, um bebê com esses estímulos é um bebê mais saudável e inteligente, isso já foi comprovado.
E também não adianta vc comprar um brinquedo caro e deixá-lo brincando sozinho, gaste tempo com seu filho, tempo de qualidade, só vcs dois juntos, se tiver mais de um filho tenha um tempo individual com cada um deles.
Isso é saudável e faz bem, tanto para a mãe quanto para o seu(a) filho.
Tenho aprendido isso com o Pedro Henrique, como ele tem se desenvolvido muito e a diferença dele com crianças da mesma idade que os pais não dão muita importantancia a isso é muito grande.
Segue algumas dicas...


Estímulos são músicas, jogos, brincadeiras, conversas. São incentivos que ajudam seu filho desde bebê a desenvolver-se melhor. E, mais importante do que o tipo de estímulo, é a maneira com que o estímulo é oferecido, ou seja, com carinho e paciência.

1 MÊS – Converse, cante músicas de ninar, olhe diretamente nos olhos do seu bebê, sorria para ele e toque seu corpo.

2 MESES – Levante o bebê para que possa enxergar a seu redor e coloque objetos próximos a seu campo de visão; instale móbiles no berço para que ele acompanhe o movimento dos brinquedos.

3 MESES – Brinque com gestos e palavras, coloque um chocalho em sua mãozinha e o leve a passear.

4 MESES – Ofereça objetos interessantes para que o bebê possa tocá-los sentado ou deitado e imite seus próprios sons.

5 MESES – Brinque com o bebê na hora do banho e coloque músicas variadas para tocar.

6 MESES – Coloque em sua mãozinha alimentos diferentes para serem manuseados, como biscoitos, pedacinhos de frutas, e dê o máximo de carinho e atenção promovendo dessa forma sua segurança. Incentive o bebê a se arrastar para pegar os brinquedos.

7 MESES – Deixe-o livre para explorar seus brinquedos e ofereça-lhe o maior número de objetos sonoros.

8 MESES – Passeie com o bebê ao ar livre, mostrando tudo o que se passa ao redor, e dê toda a assistência de que ele necessita nessa fase, inclusive acalentando-o quando chora. Nesse período, ele percebe que a mãe é uma pessoa separada dele e isso o angustia. Por isso, ela deve sempre mostrar que continua por perto.

9 MESES – Converse e explique para ele tudo o que vai fazer, seja no banho, na refeição, seja na troca de roupa, e o ajude a se manter em pé para fortalecer a musculatura. Ofereça livros com cores fortes.

10 MESES – Empenhe-se em contar histórias e mostrar figuras de livros infantis e ofereça brinquedos de encaixe.

11 MESES – Brinque com o bebê de colocar e tirar objetos de uma caixa e toque cantigas de roda.

12 MESES – Imite sons de bichinhos com ele e o estimule a andar.

14 MESES – Dê revistas para pintar e desenhar e rabisque com ele. Deixe-o comer sozinho, ainda que se lambuze inteiro, e aumente o arsenal de histórias infantis.

18 MESES – Dê oportunidades para que o bebê se exercite, subindo escadas, empurrando objetos, cantando, etc.

24 MESES – Leve-o a parques, museus e zoológicos, responda às suas perguntas frequentes, conte histórias e o ajude a representar personagens.

30 MESES – Ajude-o a descobrir o mundo por meio de brincadeiras, leitura e passeios.

36 MESES – Passe informações coerentes com a realidade, sempre reserve um tempo do seu dia para ele e viaje em suas brincadeirase personagens criados por sua imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário