domingo, 6 de março de 2011

Criando meninos

Dica de livro

Criando Meninos, um bestseller internacional da Editora Fundamento (Também tem o livro Criando Meninas).

 



O livro divide a vida dos meninos em 3 importantes estágios:
- Do nascimento aos seis anos
- Dos seis anos aos catorze anos
- Dos catorze anos à vida adulta.


Do nascimento aos seis anos - ele é o menino dela, da mãe. Embora a presença do pai seja de extrema importância, é a mãe a peça fundamental neste estágio. Aqui a meta é dar muito amor, segurança e fazer com que a ligação da criança com a vida seja uma experiência acolhedora, de muita felicidade e alegria.
Achei muito interessante quando o autor diz que até os 3 anos de idade é melhor que o menino fique em casa aos cuidados de alguns dos pais ou de uma babá carinhosa evitando as creches, escolinhas e hoteizinhos. Os meninos sentem mais esta separação das mães e do lar e se abatem mais facilmente com a sensação de terem sido abandonados. O autor se preocupa muito com esta separação devido a reação dos meninos, podendo ficar agressivos nesta fase e depois carregar este rótulo para o resto da vida.

Aqui é só um pequeno trecho do vasto conteúdo deste livro e tudo que eu achar muito interessante vou postando aqui no meu blog.
Então acompanhem e a dica é: dar amor para as nossas crianças, acolher sempre com carinho e segurança e propiciar alegria para os nossos bebês só faz aumentar para eles a auto-estima e a vontade de viver!
Tudo começa agora, enquanto são pequenos e inofensivos, o sorriso da mãe e olhar nos olhos dos nossos bebês com ternura abre uma porta de oportunidades e chances de nossos filhos serem pessoas felizes e confiantes.

Uma visão rápida dos três estágios citados no livro:

1. O primeiro estágio vai do nascimento aos seis anos - período em que o menino pertence principalmente à mãe. Ele é o menino "dela", embora o pai possa exercer um papel muito importante. Durante esse estágio, a meta deve ser dar amor e se­gurança, e fazer com que a "ligação" do menino à vida seja uma experiência calorosa e acolhedora.
2. O segundo estágio inclui o período que vai dos seis aos catorze anos - quando o menino, num impulso que vem de dentro, começa a querer aprender a ser homem, e se volta cada vez mais para o pai, com quem procura partilhar interesses e ativi­dades, embora a mãe continue muito envolvida e o mundo exterior também exerça atração. O objetivo desse estágio é criar competência e habilidade, desenvolvendo ao mesmo tempo afabilidade e bom humor para que ele se torne uma pessoa equilibrada. Esta é a idade em que o menino se sente seguro e feliz com sua masculinidade.
3. Finalmente, dos catorze anos à idade adulta - é o estágio em que o menino precisa de informação de mentores do sexo masculino para completar a jornada rumo à idade adulta. Mamãe e papai ficam um pouco de lado, mas devem cuidar para que bons mentores façam parte da vida de seu filho, senão, ele vai ter que contar com colegas despreparados para construir sua individualidade. 0 objetivo é adquirir habilidades, desenvolver responsabilidade e respeito próprio, fazendo parte, cada vez mais, a comunidade adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário