sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Essas mãozinhas...



Vi uma matéria bem legal a esse respeito em um site da Editora Abril, segue abaixo.

Sim, eles querem tocar, pegar, mexer em tudo. Quando começa a andar, a criança descobre o ambiente que a cerca e fica muito curiosa. Isso é saudável e ela deve ter liberdade para se movimentar e exercitar seu desenvolvimento motor. Mas esse é também um momento que exige dose extra de atenção dos pais para evitar acidentes. E, com carinho, chegou a hora de definir limites. Tudo deve ser feito, claro, com bom senso.
Regras claras 

O desacordo dos pais pode deixar a criança confusa. "Ela fica sem saber a quem atender e, principalmente, o que significam sim e não. É importante que se defina um critério.As regras não são imutáveis. À medida que a criança cresce, podem ser mudadas, mas colocadas sempre com clareza. E é prudente, sim, que os pais digam não ao bebê, pois ele pode se machucar ou estragar certos objetos por desconhecer o uso.

O limite deve ser dado com carinho. Se seu filho quer brincar com o controle da TV, diga que não pode e mostre a ele o brinquedo com o qual pode mexer, indicado para sua idade. É com essa ajuda que a criança aprende aos poucos a respeitar os limites dos outros para conviver bem socialmente. 
Segurança total 
Para criar um ambiente seguro para a criança, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda atenção aos seguintes itens:

- Proteger as janelas com telas e grades. As piscinas devem ser cercadas ou cobertas com redes apropriadas e as escadas e lajes terem acesso restrito.

- Fechar as tomadas com protetores próprios e não deixar a fiação elétrica da casa exposta em local de circulação da criança.

- Remédios, produtos de limpeza, material inflamável precisam estar fora do alcance das crianças e nunca guardados em recipientes de refrigerantes ou similares.

- Manter a criança afastada de água ou alimentos muito quentes, e de qualquer situação em que exista o risco de fogo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário