quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Crise do 1 ano.

E não é que isso existe mesmo !!

Por: Dr. Ruy Pupo Filho

Após 1 ano, a criança cobra muita atenção por parte dos adultos. E quando não consegue...Birra! É preciso ensinar os limites, ninguém pode fazer tudo o que quer na vida. É preciso dizer não, com calma e paciência e firmemente agüentar a crise de birra sem se alterar e sem voltar atrás no que foi decidido, sob pena de desmoralizar e desautorizar o adulto perante a criança. E eles logo aprendem a explorar as possíveis incoerências dos adultos...

Muitas vezes a criança reage com um comportamento impróprio (batendo a cabeça na parede, vomitando, perdendo o fôlego, batendo no adulto, etc.).
Uma vez garantida a saúde e a segurança da criança, este comportamento deve ser ignorado até que cesse. O adulto finge que está entretido com outra atividade, não demonstrando a menor atenção direta com o bebê. É claro que na verdade ele está acompanhando tudo, podendo intervir a qualquer momento em que a criança de fato necessite.
É importante tentar economizar as negativas, às vezes melhor do que dizer “não” é desviar a atenção dela para outra atividade permitida.

É hora de incrementar os passeios ao ar livre, aproveitando para brincar com terra, água, areia, barro, massinha. A ida ao teatrinho também pode ser apreciada (desde que não seja muito barulhento, para não assustar...)

Brincadeiras com caixas de papelão, com tampa, atraem a atenção da criança nessa idade, bem como o uso de instrumentos musicais.


Pois é mamães o segredo é muita paciência e carinho que tudo vai dar certo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário