terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sobre Cesárea- desabafo!


Quando leio alguma matéria em um blog, ou em sites que falam sobre parto a respeito de Cesárea fico um pouco chateada com o que leio.
Vou contar um pouco sobre o meu parto...
Trabalhei numa clínica de pediatria por um ano e meio, onde trabalhavam cinco pediatras, todas as vezes que iria ter um parto as secretarias dos ginecologista-obstetras ligavam para avisar da Cesárea para o pediatra ir participar do parto. Eu ficava indignada porque só havia cesárea naquela cidade, dificilmente víamos um parto normal.As mulheres tinham medo do parto normal e admito que alguns médicos indicavam também a cesárea (cá entre nós- -- pra eles era melhor pelo fato de ser algo já marcado com data certa), nunca concordei com isso.
Eu sempre falei para mim mesma que teria um parto normal, até que engravidei, minha gravidez foi tranqüila, mas na época eu precisei do SUS, quando completei 38 semanas eu ia à Maternidade quase todo dia, meu bebe ao dava sinal de nascer, quando completei 41 semanas foi o limite, procurei uma médica particular, ela me examinou , fez uma carta para o médico de plantão pedindo alguns exames e pedindo para ele induzir o parto, pois já estava na hora. Fui á Maternidade, o médico não fez os exames direito e me mandou para casa.Liguei para a médica que me atendeu e 1 hora depois eu já estava na mesa de cirurgia.Até o momento em que eu estava na mesa eu perguntei sobre o parto normal, eu queria, mas logo ela iniciou a cesárea.Meu marido estava do meu lado olhando tudo e a médica ia relatando a ele tudo o que ela estava fazendo.
Ela explicou que pelo fato de eu estar com 41 semanas era arriscado fazer o parto natural, minha bolsa não rompeu, pois já não havia água, eu perdi liquido durante a gestação sem perceber, meu bebê estava com duas voltas do cordão enroladas no pescoço e ele era muito grande e gordo para o meu tamanho já que sou baixinha e magra, a médica falou que a primeira força que eu fizesse numa contração para um parto normal meu bebê poderia não sobreviver. Ele nasceu saudável, mas com o corpinho todo rachado. Eu precisei da cesárea!

Quando eu ouço ou vejo algo falando mal da Cesárea, dizendo que somos menos mulheres por isso ou coisas do tipo fico chateada. As pessoas precisam procurar saber antes de falar porque tais comentários nos deixam diminuída, sendo que deveria ser o contrario, saiu vida de dentro de mim, sou Mãe!!


2 comentários:

  1. Eu tmbm tive uma "neCESARIA" e me sinto super mal tmbm qndo ouço que somos fracas, inconsequentes etc... cetas pessoas nos entendem, outras xiitas acham que mesmo com indicação não ha necessidade. Enfim... qm sabe no proximo temos um lindo VBAC?

    Sobre as noite de sono aiaiaiai né,eu sempre oro com o Fe tmbm, um pai nosso e uma Sto anjo... é bom, faz bem pra nós dois.

    ResponderExcluir
  2. Olha, fiz uma cesária por opção e tbm me sinto revoltada. Não é pq eu escolhi isso pra mim que eu seja menos mãe, afinal por mais lindo que seja gerar uma vida, parir, mãe é quem cria! E quantas mulheres vemos por aí que fizeram o tão bem falado PN e acabam jogando seus filhos em lixeiras ou maltratando as crianças. Cada uma tem que ver o que é melhor pra si, e ninguém tem o direito de falar nada!
    Parabéns pela coragem de dizer td o que disse e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir